Dicas de SEO para blogs e meios de comunicação

 Agora que resolvemos os requisitos gerais de SEO para conteúdo, vamos nos aprofundar nos detalhes. Aqui reunimos um conjunto de recomendações de criação de conteúdo para meios de comunicação com base na experiência editorial e nos princípios de SEO.

Analise os artigos dos concorrentes


Para chegar ao topo dos resultados dos mecanismos de busca, você precisa monitorar constantemente seu setor, seus líderes e seus concorrentes diretos. Você pode pesquisar concorrentes manualmente inserindo palavras-chave que deseja classificar no mecanismo de pesquisa. No entanto, esse método tende a ser muito demorado e impreciso - os mecanismos de pesquisa personalizam os resultados e é difícil obter uma imagem clara.


A busca por concorrentes também pode ser automatizada por meio de ferramentas especializadas. Por exemplo, com Serpstat você pode encontrar concorrentes diretos de um site que ranqueiam para as mesmas palavras-chave em apenas alguns cliques.


Vamos pegar o site TechCrunch como exemplo. No relatório Concorrentes , obtemos a seguinte lista de sites:

procurando concorrentes online com a ferramenta de pesquisa de palavras-chave Serpstat

Por exemplo, há The Verge na lista de concorrentes. Vamos ver para quais palavras-chave o site classifica. Entre as palavras-chave dos concorrentes populares, podemos coletar boas ideias para escrever nosso conteúdo:

palavras-chave do concorrente

Quais páginas direcionam mais tráfego para nossos concorrentes? Por que os usuários estão interessados ​​nesses artigos? Talvez os autores tenham saltado para uma tendência ou escrito um artigo abrangente e brilhante sobre algum tópico? De qualquer forma, sempre há espaço para melhorias, então você pode fazer melhor que eles ;)

páginas concorrentes mais populares

Além disso, compare suas palavras-chave com as dos concorrentes . Há algo que você está perdendo?

Analise a lista de palavras-chave para as quais seus 2-3 concorrentes diretos classificam e você não. Se vários líderes do setor os usam, provavelmente você também deveria.

Comparação de domínio Serpstat: relatório de domínio x domínio (listas de palavras-chave)

Ao analisar constantemente sua indústria e concorrentes, você poderá nos manter atualizados sobre as tendências e disparar seu site nos resultados de pesquisa.

Crie um plano de conteúdo e escreva artigos relevantes


Ao trabalhar com conteúdo, a regra mais fundamental é simples: escreva artigos que as pessoas realmente vão querer ler . Bem óbvio, não é? Se o seu conteúdo não for muito procurado pelo público, convém reconsiderar suas escolhas de tópicos.


Você precisa garantir que seu conteúdo responda às perguntas do seu público . Como especialista, você conhece o setor por dentro e por fora, no entanto, sua área de interesse pode não ser a mesma do seu público. Se você deseja conquistar os leitores, deve satisfazer suas necessidades de informação.


Como você pode encontrar tópicos importantes para o seu público? Não, não se trata de intuição. Você precisa confiar em dados objetivos. Digamos que você queira fazer um blog sobre marketing digital.


Escolha uma palavra-chave básica para começar. Por exemplo, “marketing digital”.

Digite-o na barra de pesquisa, selecione o banco de dados e clique em "Pesquisar".

Acesse o relatório Concorrentes e veja o que os concorrentes escrevem em seus sites. Avalie a popularidade dos artigos e colete ideias.

concorrentes de palavras-chave

4. Em seguida, dê uma olhada nas páginas que têm as classificações mais altas para uma palavra-chave. Nesta seção, você pode encontrar ótimos exemplos de artigos e usá-los para escrever conteúdo em seu site.

análise de páginas populares por palavras-chave

5. Em seguida, você pode analisar as Sugestões de Pesquisa sobre o tema. Os dados deste relatório são coletados em tempo real, então aqui você pode encontrar os dados mais recentes sobre o seu tópico e determinar no que seu público está interessado.

sugestões de pesquisa de palavras-chave

6. Em seguida, vamos verificar as perguntas de pesquisa . Este relatório é um dos mais relevantes para este objetivo. As perguntas de pesquisa são formas interrogativas de sugestões de pesquisa. Basicamente, essas são as perguntas que seu público deseja que você responda em seu site .


Você pode escrever textos dedicados a esses temas ou utilizá-los como subtítulos em seus artigos. Isso ajudará você a atrair mais visitantes do site (somente se você escrever conteúdo interessante e de alta qualidade, é claro).

perguntas de pesquisa por uma palavra-chave

7. Além disso, pesquise as tendências de palavras -chave na região para a qual você cria seu conteúdo.

Assim, você pode descobrir um assunto que está começando a se espalhar na mídia e publicar um artigo antes que seus concorrentes o façam.

alternativa de tendências do google: tendências de palavras-chave por Serpstat

Com base nas ideias coletadas, crie um plano de conteúdo para um mês, um trimestre ou um ano. E comece gradualmente a capturar os SERPs! Você pode querer ler o caso do TripMyDream sobre como criar uma estratégia de conteúdo .

Reotimize seu conteúdo


Se você criou um artigo de alta qualidade usando todas as melhores práticas de SEO, seu artigo está pronto para chegar ao topo dos resultados de pesquisa do Google. No entanto, não termina aí.


Reotimizar seu conteúdo existente é uma excelente fonte de tráfego que muitas vezes é negligenciada. É especialmente vital para artigos perenes, então não se esqueça de melhorá-los e atualizá-los de tempos em tempos . Verifique o desempenho deles nos resultados de pesquisa, analise as palavras-chave e expanda-as.


Para encontrar rapidamente as palavras-chave que faltam em sua página, basta inserir o URL da página na barra de pesquisa do Serpstat e ir para a seção Palavras-chave ausentes :

como descobrir quais palavras-chave estão faltando em uma página

Neste relatório, você obterá uma lista de palavras-chave para as quais as páginas classificam nos 10 principais resultados de pesquisa do Google, mas você não as usa em seu conteúdo.

Cuide dos Links Internos


A ligação interna é uma parte essencial da otimização do site. Para simplificar a navegação dos usuários e incentivá-los a passar mais tempo no site, você deve basear seus links internos na relevância do tópico.


Os links internos no site melhoram sua usabilidade e ajudam os usuários a encontrar rapidamente informações úteis no site enquanto visitam o número máximo de páginas por visita. Consequentemente, melhora fatores de comportamento do usuário como Páginas por sessão e Duração média da sessão . Por sua vez, melhorias no comportamento do usuário aumentam a posição do site nos resultados de busca., ao pesquisar pacotes de backlinks 


Uma vantagem adicional dos links internos é que eles ajudam os bots de busca a indexar novos conteúdos com mais eficiência, pois eles também seguem os links internos do site.

Criar Links Externos


Os backlinks são tão importantes para a classificação do site quanto a qualidade do conteúdo, se não mais. Se o mecanismo de pesquisa detectar que você recebe links de sites confiáveis ​​de alta qualidade, ele aumentará automaticamente a classificação do seu site. É por isso que o link building é tão essencial.


Claro, seu site pode obter links naturalmente. Por exemplo, se você publicou um excelente conteúdo e as pessoas começaram a compartilhá-lo. No entanto, nem sempre funciona dessa maneira. Portanto, para expandir seu perfil de backlinks, você precisa traçar uma estratégia de linkbuilding e trabalhar regularmente para implementá-la.

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